Fazenda Barbacena
Shadow

ORIGEM DA RAÇA

A raça surgiu graças ao empenho do governo da África do Sul em desenvolver um gado com maior produção de carne que o africâner, a base da pecuária de corte do país, e adaptação a pastagens pobres e a temperaturas acima de 45 graus. O bonsmara foi desenvolvido pelo zootecnista Jan Bonsma, no Centro de Pesquisas de Mara, que usou o africâner como base, e em 1940 fixou o bonsmara, um gado adaptado, 100% taurino e 0% zebuíno, 5/8 adaptado (africâner) e 3/8 britânico (hereford e shorthorn), aliando a rusticidade do africâner e a alta produtividade do europeu.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

O bonsmara reúne qualidades desejáveis ao gado de corte, como facilidade de adaptação aos climas tropical e subtropical, alta taxa de conversão alimentar e ótimo rendimento de carcaça, precocidade sexual e de terminação e qualidade de carne comparável às raças britânicas. O Bonsmara é uma raça funcional, saudável e fértil. É uma alternativa viável ao gado Zebu para o aumento da eficiência de produção de carne nas regiões do mundo que necessitem de adaptação ao clima quente. Todas as características identificadas como sinônimo de boa adaptação, como pêlo fino, habilidade de andar, boa conivência com endo e ectoparasitos, cor e outras qualidades, foram adotadas como critério de seleção rigoroso na formação da raça Bonsmara. A adaptação ao meio ambiente foi medida e nenhum defeito foi tolerado no processo de seleção.

O BONSMARA NO BRASIL

A raça de 50 anos de seleção, chegou ao País em 1997, com a importação de sêmen da Argentina e dos EUA para o Programa Montana. "Na época, tínhamos só a genética bonsmara em animais compostos", diz o ex-presidente da Associação, Carlos Maluhy (in memorium). Com a assinatura de um protocolo de importação, e animados com os resultados, os criadores brasileiros trouxeram embriões "lavados" (seguros com relação ao aspecto sanitário) e, a partir daí, selecionaram os animais PO, PC, e B2 que deram origem ao rebanho nacional.
A raça Bonsmara, devido à sua rusticidade e adaptabilidade, está presente desde a região Sul do Brasil, começando pelo Paraná, chegando à regiões mais quentes, pelos estados do Centro-Sul e Norte do país.

O BONSMARA NO PARANÁ

A criação de Bonsmara teve início em 1999 na Fazenda Barbacena com a aquisição de 100 embriões oriundos da África do Sul pelo pecuarista Jayme Watt Longo. Um entusiasta da raça, desenvolveu um plantel de alto nível, com as melhores genéticas do país. Depois de mais de uma década de melhoramentos da raça em sua propriedade, continuamos produzindo animais de altíssima qualidade para o mercado brasileiro.